3 dicas de cuidados com máquinas agrícolas – www.cpt.com.br

Cuidados com máquina agrícolas

O uso responsável e a boa gestão aumentam a longevidade das máquinas agrícolas, sejam elas colheitadeiras, semeadoras, pulverizadores ou tratores

Quando o agricultor sabe cuidar melhor das máquinas agrícolas, os gastos com reparos são menores e a durabilidade da frota aumenta de forma efetiva. Os tratores, por exemplo, se geridos com eficiência, podem durar até 15 mil horas. Claro que a intensidade do uso e o tipo de cultura onde são utilizados contam bastante. O fato é que a manutenção e a troca dos equipamentos dependem de cada caso, principalmente quando se refere aos cuidados durante sua utilização.

O uso responsável e a boa gestão garantem a longevidade das máquinas agrícolas, sejam elas colheitadeiras, semeadoras, pulverizadores ou tratores. O primeiro a se fazer é ler o manual de instruções que vem com os equipamentos. Dessa forma, o agricultor poderá estimar o momento certo da manutenção conforme as horas de uso da frota.

Segundo o professor Luciano Baião Vieira, do Curso CPT Manutenção de Tratores Agrícolas, com boa manutenção e utilização racional da máquina, consegue-se reduzir o custo operacional, diminuir o índice de falhas mecânicas, aumentar a vida útil do equipamento, promover economia de combustível, tempo e dinheiro.

A boa gestão das máquinas agrícolas auxilia até mesmo no ponto de troca dos equipamentos. Nesse contexto, alguns fatores importantes são essenciais, como:

– Se o valor de manutenção for mais alto do que o valor da máquina, o melhor é adquirir uma nova;
– Se o valor de manutenção se igualar a 100% do preço de uma nova, o melhor é trocar a máquina;
– Se a disponibilidade de financiamento for a baixo custo, o melhor é trocar o equipamento.
Enfim, antes de trocar qualquer equipamento agrícola, o agricultor deve avaliar bem os pros e os contras para tomar tal decisão, principalmente nos dias de hoje, quando os juros estão bem altos.

Para garantir a longevidade das máquinas agrícolas, siga algumas dicas:

1.  Preste atenção a qualquer sinal estranho

Quando você detectar sinais estranhos em seu equipamento, como ruído, cheiro, fumaça e vibrações, desligue a máquina. Em seguida, tente verificar o que está acontecendo. Alguns defeitos também surgem no painel da máquina. Portanto, fique atento!

2.  Escolha uma autorizada ou oficina de sua confiança

Quando na garantia, leve sempre o equipamento a uma autorizada. Se o valor do reparo compensar, opte pelas autorizadas (mesmo ao término da garantia). Se preferir, escolha uma oficina de sua inteira confiança.

3.  Dê preferência por peças originais

Peças de procedência duvidosa, além de não funcionarem bem, podem danificar ainda mais o equipamento. Por isso, o melhor a fazer é escolher peças originais (maior durabilidade e confiabilidade). Caso queira peças genéricas, dê preferência por peças com o padrão de qualidade ideal à sua máquina agrícola.

Por Andréa Oliveira.

Fonte: Globo Rural.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.