Tratores Antigos: Fotos Antigas: O Fordson dos índios Xokleng

– Choque de cultura, mesmo a quase cem anos atrás. Belíssima imagem do primeiro contato do povo indígena Xokleng com um trator Fordson F, símbolo da modernidade e industrialísmo da época.
– A foto datada como do final da década de 20, registra o momento em que o trator era introduzido no Posto Duque de Caxias, hoje reserva indígena dos índios Xokleng. A fotografia retirei do álbum do Flickr AVISC NEPI – Acervo de Sílvio Coelho dos Santos.
– Pesquisando um pouco mais encontrei o relato abaixo no blogvougce.blogspot.com.br:
“Este trator veio certamente alguns anos depois da “pacificação” (Silênciamento) do Povo Xokleng. O pacificador, Eduardo de Lima Silva e Hoerhan, era um jovem de 20 anos nascido no estado de Rio de Janeiro. Depois que teve contato com os indígenas, os ensinou a trabalhar para que os mesmos cultivassem em suas terras, para que também com isso tivessem sua própria renda. Então o SPI (Serviço de Proteção do Indio) doou este trator e mais algumas ferramentas. Trabalhavam coletivamente, fazendo tipo um mutirão, onde todos participavam, faziam seus trabalhos com alegria. Foi Assim.” (com algumas correções)

Fonte: Tratores Antigos: Fotos Antigas: O Fordson dos índios Xokleng

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s