Leite – UE vai comprar leite para 350 mil crianças sírias

 

A Comissão Europeia aprovou um programa financiado com 30 milhões de euros para comprar leite a fornecedores europeus que depois distribuirá gratuitamente por 350 mil crianças na Síria.

“Este novo programa cumpre duas das prioridades da Comissão: apoiar os produtores num momento muito difícil ao mesmo tempo que nos mantemos totalmente concentrados no importante desafio que a atual crise dos refugiados representa”, afirmou o comissário para a Agricultura e Desenvolvimento Rural, Phil Hogan, num comunicado.

Os 30 milhões que vão financiar este programa provêm de um pacote de 500 milhões de euros que a Comissão Europeia aprovou em setembro para apoiar os produtores europeus do setor agroalimentar e não dos 3 mil milhões de euros dos fundos humanitários europeus para a Síria.

O comissário europeu para a Ajuda Humanitária e Gestão de Crises, Christos Stylianides, sublinhou por seu lado que o programa “vai ajudar centenas de milhares de crianças sírias”, indo ao encontro do empenho da União Europeia “em ajudar as vítimas mais vulneráveis do conflito”.

A guerra na Síria teve um forte impacto na produção agropecuária do país, especialmente no setor leiteiro. A importante redução da produção e forte subida dos preços fez com que o leite, antes parte da dieta diária familiar no país, deixasse nalguns casos de ser consumido, segundo a Comissão.

O setor do leite europeu atravessa uma grave crise desde a abolição do regime das quotas de produção, em março de 2015, registando-se um excesso de produção e uma baixa dos preços, agravados pelo abrandamento da procura chinesa e pelo embargo agroalimentar à Rússia.

Segundo o Observatório Europeu do Mercado do Leite, entre janeiro de 2015 e janeiro de 2016, o preço médio do leite cru pago aos produtores baixou 7% no conjunto da UE e 10% em Portugal.

Fonte: Leite – UE vai comprar leite para 350 mil crianças sírias

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s