8 mulheres que revolucionaram a ciência e a tecnologia | EXAME.com

São Paulo – Lovelace, Lamarr, Pereira, Kwolek. Você já ouviu algum desses sobrenomes? Eles são os nomes demulheres que, como Einstein, Tesla, Da Vinci e Graham Bell, criaram tecnologias que transformaram a sociedade.

A diferença entre esses inventores é apenas uma: o gênero. Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, a EXAME.com compilou uma lista com as inventoras que lutaram por seus direitos e fizeram do mundo um lugar melhor para se viver com a tecnologia.

Ada Lovelace

2/10Wikimedia Commons
Ada Lovelace

Sabe o computador que você está utilizando? Ele só existe devido a uma criação da matemática Ada Lovelace. Filha do poeta Lord Byron, Lovelace inventou, no século 19, um algoritmo para a máquina analítica de cálculo de números de Bernoulli.

O algoritmo é considerado o primeiro adaptado especificamente para a implementação em um computador. Por isso, Lovelace tem sido muitas vezes citada como a primeira programadora do mundo.

Hedy Lamarr

3/10Wikimedia Commons
Hedy Lamarr

Mais conhecida pelas suas atuações em filmes de Hollywood, Lamarr foi uma pioneira no campo das comunicações sem fio. Junto com o inventor George Antheil, ela desenvolveu um sistema de comunicações secreto para ajudar os aliados a combater os nazistas da Segunda Guerra Mundial.

O invento funciona da seguinte maneira: as frequências de rádio são manipuladas pelo sistema em intervalos irregulares entre transmissão e recepção. Isso forma um código inquebrável que evita que mensagens sejam interceptadas pelos inimigos.

Lamarr recebeu a patente da invenção em 1941, porém ela só foi implementada pela primeira vez durante a Crise dos Mísseis de Cuba. Além do uso militar, o sistema serviu de base para a atual telefonia celular.

Yvonne Brill

4/10Reprodução/YouTube
Yvonne Brill

Brill foi uma cientista que, depois de uma pausa de oito anos para criar seus filhos, desenvolveu um sistema de propulsão para manter os satélites em órbita.

A patente da invenção foi feita em 1972 e o primeiro satélite a utilizar o sistema de Brill foi lançado em 1983. Até hoje, a invenção continua a ser o padrão da indústria para naves espaciais não tripuladas e é usada por satélites que lidam com o serviço telefônico em todo o planeta.

Em 2011, Brill foi reconhecida pelo presidente dos EUA, Barack Obama, com a Medalha Nacional de Tecnologia e Inovação. Na época, Obama disse que “os satélites usando sua invenção formam a espinha dorsal da rede de comunicação mundial”.

Maria Pereira

5/10Reprodução/YouTube
Maria Pereira

Pereira desenvolveu em 2012 um adesivo que promete revolucionar as cirurgias cardíacas. O material é um tipo de cola que corrige falhas no coração e une vasos sanguíneos. Ao mesmo tempo que é flexível e resistente, o adesivo se degrada enquanto o próprio tecido do corpo cresce em seu lugar.

Como ele deve ser aplicado com uma seringa, cirurgias cardíacas em que o tórax precisa ser aberto podem se tornara menos invasivas. Isso reduziria o risco de infecção e diminuiria o tempo de recuperação do paciente.

Os ensaios clínicos com humanos devem ser iniciados até o final deste ano. A expectativa de Maria que o material comece a ser utilizado em hospitais em 2017.

Grace Murray Hopper

6/10Wikimedia Commons
Grace Murray Hopper

Hopper foi a terceira pessoa a programar o Harvard Mark I, um computador da IBM utilizado durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Uma de suas maiores contribuições foi a criação do compilador, um programa que que traduz instruções que estão em inglês para o idioma do computador de destino.

Depois de trabalhar para a marinha norte-americana, ela liderou a equipe que inventou o COBOL (Common-Oriented Business Language), a primeira linguagem de programação de alto nível. Geralmente utilizado em negócios, sistemas administrativos e finanças, o COBOL ainda é amplamente usado em aplicações de computadores de grande porte.

Gertrude Bell Elion

7/10Wikimedia Commons
Gertrude Bell Elion

Vencedora do Prêmio Nobel de Medicina em 1988, Elion ajudou a desenvolver medicamentos para tratar doenças graves, incluindo a malária e a AIDS. Junto ao médico George Hitchings, ela iniciou a criação de medicamentos de uma maneira pouco ortodoxa para a época: a partir da composição química de células doentes.

Isso significa que, em vezes de depender de métodos de tentativa e erro, ela analisou as diferenças bioquímicas entre as células saudáveis e os patógenos para inventar drogas que bloqueiam vários tipos de infecções.

Desse modo, Elion e sua equipe conseguiram criar medicamentos para combater doenças como a herpes e a leucemia até tratamentos para reduzir a rejeição do corpo de corpo estranho em transplantes de rim.

Stephanie Kwolek

8/10Wikimedia Commons
Stephanie Kwolek

Kwolek estava tentando encontrar uma fibra de polímero mais resistente do que o aço em pneus radicais e terminou criando o Kevlar, um tecido utilizado em coletes à prova de balas, em 1965. Assim, ela nunca imaginou que sua invenção salvaria milhares de pessoas no mundo.

A substância que ela criou é feita a partir de moléculas de poliamida que, sob certas condições, formam soluções liquidas cristalinas. Essas dissoluções se centrifugadas se transformam em fibras de alta rigidez.

Além de leve e flexível, o material é resistente ao calor e, por isso, é utilizado até hoje em cabos de fibra óptica, luvas à prova de fogo e cápsulas espaciais para esquis.

Marie Van Brittan Brown

9/10Wikimedia Commons
Marie Van Brittan Brown

Como a polícia era muito lenta para resolver problemas de segurança em seu bairro, Marie Van Brittan Brown idealizou e patentou (#3,482,037), em 1966, um sistema de monitoramento doméstico. Uma câmera motorizada mostrava imagens do ambiente em um monitor.

Apesar da invenção ter surgido como algo para casas, muitas empresas começaram a adotar o sistema de monitoramento e, com isso, ele se tornou uma importante base para os sistemas atuais.

Por sua criação, Marie recebeu um prêmio do Comité de Ciência Nacional dos Estados Unidos.

Fonte: 8 mulheres que revolucionaram a ciência e a tecnologia | EXAME.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: