Farm Show apresenta trabalho de equoterapia com crianças carentes – Cenário da Notícia em Lucas do Rio Verde e Região

 

 

(Brasília) – O Sindicato Rural de Primavera do Leste vem desenvolvendo uma espécie de trabalho hoje encontrado apenas em centros referenciais de saúde e reabilitação do Brasil, como Brasília, São Paulo e Curitiba. Trata-se da equoterapia.

 

A Equoterapia é um método terapêutico que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem multidisciplinar que conta com três princípios fundamentais: a saúde, a educação e a equitação. A partir deste tripé é que a equipe multidisciplinar responsável pelo tratamento vai trabalhar para alcançar o desenvolvimento biopsicossocial das pessoas atendidas no centro.

 

Segundo a Associação Nacional de Equoterapia no Brasil, essa terapia emprega o cavalo como agente promotor de ganhos a nível físico e psíquico. Em Primavera do Leste quem coordena o grupo de profissionais que atende as crianças da cidade é a psicopedagoga Ana Bárbara Reimer Nascimento. Em entrevista à nossa equipe de jornalismo que cobre a Farm Show 2015, ela disse que “o C. E. Sela do Saber tem como principal missão colaborar com a sociedade em seu desenvolvimento. Nosso maior trabalho aqui é apoiar a inclusão de qualquer ser humano na convivência quotidiana e auxiliá-lo a realizar atividades consideradas normais por qualquer cidadão”.

 

Boa para a mente, boa para o corpo – Ainda segundo Ana Bárbara a atividade não reflete apenas no desenvolvimento e no bem-estar psíquico das crianças atendidas em seu centro. Explicando melhor os benefícios do tratamento, ela disse que a modalidade terapêutica também contribui para a melhoria motora dos pequenos pacientes, pois “exige a participação do corpo inteiro, contribuindo, assim, para o desenvolvimento da força muscular, relaxamento, conscientização do próprio corpo e aperfeiçoamento da coordenação motora e do equilíbrio. A interação com o cavalo, incluindo os primeiros contatos, os cuidados preliminares, o ato de montar e o manuseio final desenvolvem, ainda, novas formas de socialização, autoconfiança e autoestima”.

 

A equoterapia tem ganhado adeptos e praticantes no Brasil ao longo da última década. Diversas cidades do interior do Brasil, assim como Primavera do Leste, têm buscado atrair profissionais capacitados a desenvolver métodos alternativos de reabilitação. Por isso, Ana Bárbara mostra-se tão otimista quanto ao futuro de seu trabalho. É neste sentido que ela fala que, “em pouco tempo nosso centro não terá mais vaga graças a essa realidade. Isso nos dá a oportunidade de sonharmos, aqui no C.E. Sela do Saber, com um crescimento e desenvolvimento abrangente que possa ajudar mais e mais pessoas”.

 

Para quem desejar saber mais sobre o trabalho desenvolvido dentro da sede do Sindicato Rural de Primavera do Leste pela Professora Ana Bárbara e sua equipe, pode entrar em contato pelo telefone (66) 3498-2008 ou pelo correio eletrônico sdrural@gmail.com .

Farm Show apresenta trabalho de equoterapia com crianças carentes – Cenário da Notícia em Lucas do Rio Verde e Região.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s