Produtor ensila milho e média soma 35 toneladas por hectare – FOLHA DO MATE

O inverno é a época em que rareiam as pastagens naturais dos campos e também, reduz a oferta de alimentos para o gado. Objetivando garantir o trato para o gado de leite e de corte no inverno, há alguns dias, diversos produtores começaram a ensilar o milho da safra. A área do milho safra para a silagem som 1,5 mil hectares, e mais 1,5 mil hectares que os produtores estão plantando agora, igualmente se destinam para silagem.

Lauri Schwendler, morador de Linha Arroio Grande e produtor de leite é um dos agricultores que está ensilando o milho da safra. Até o momento, ele ensilou seis hectares de milho e acredita que no total chegará a 12 hectares. Toda a silagem é usada para tratar o plantel leiteiro que hoje soma 45 animai entre vacas – que somam 27, das quais 20 estão em lactação, e novilhas.

Ao apontar as vantagens de usar a silagem no trato do plantel leiteiro, Schwendler frisa que no dia a dia, tem um trato uniforme. ‘É uma garantia de trato, pois para implantar uma pastagem, depende muito das condições do clima, pois têm épocas que chove muito e dificulta a implantação e em outras há a escassez de umidade e isto dificulta a germinação e o desenvolvimento normal’, acentua. Além disso, Schwendler enumera ainda, a facilidade no trato, principalmente no inverno e nos dias de chuva.

O produtor não sabe precisar há quanto tempo ensila milho e salienta que é uma tradição antiga da família, iniciada por seu pai. Recorda das dificuldades de ensilar o milho nos primeiros anos e que hoje, o ensilamento é totalmente mecanizado. Além da silagem, Schwendler ainda usa alimentação complementar para o plantel leiteiro, como pastagens, feno de tifton e ração.

 

 

Produtor ensila milho e média soma 35 toneladas por hectare.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s