Seca vai impactar os preços – Cenário da Notícia em Lucas do Rio Verde e Região

“A seca teve influência nesse aumento do índice, mas outros fatores também devem ser considerado, como o preço em outros Estados e a inflação”, explica Aline Veloso, coordenadora da assessoria técnica da FAEMG.
 
Para ela, porém, a influência da seca nos preços dos alimentos pode ficar pulverizada e ser sentida pelo consumidor final agora ou nos próximos meses. O caso da batata é exemplar. “Neste momento temos um aumento do volume de batata, mas isso acontece porque foi necessário antecipar a colheita, tanto em Minas como em São Paulo, em função da seca. Isso acarretou um volume maior do produto. Mas, no médio prazo, a batata pode sumir do mercado e encarecer”, analisa Aline.
 
É o caso das carnes bovina e suína, que já estão mais caras em função de outros fatores, como a exportação, e devem continuar subindo como consequência da seca. “A falta de pasto por causa da seca vai refletir no preço da carne de boi e na produção do leite”, analisa Aline.
 
A seca atual pode também influenciar na produção do ano que vem. “Temos que ficar atentos com o que vai acontecer em 2015. A diminuição das reservas de água deve impactar a meta de produção, já que o produto é essencial para o consumo humano e do rebanho, além de necessária para a irrigação”, diz.
 
A falta de umidade em Minas Gerais já está atrasando o plantio da safra de verão. “Tradicionalmente, essa época seria de preparação da terra porque chove a partir do fim de setembro. Neste ano, entretanto, isso não aconteceu”, explica.

 

 

Seca vai impactar os preços – Cenário da Notícia em Lucas do Rio Verde e Região.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s