Ministério lança chamada para assistir agricultores familiares — Portal Brasil

por Portal BrasilPublicado25/09/2014 15h50

Para qualificar e modernizar a cadeia produtiva de uva e vinho da agricultura familiar, o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) vai levar assistência técnica e extensão rural (ater) para 3,6 mil agricultores familiares da Região Sul. Edital publicado hoje (25) no Diário Oficial da União selecionará as entidades que prestarão os serviços para o desenvolvimento sustentável das Unidades de Produção Familiar na cadeia da vitivinicultura do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

A ação visa auxiliar o planejamento, a execução e a avaliação das atividades individuais e coletivas de produção. Os R$ 12,9 milhões previstos no edital vão atender agricultores e agricultoras, que receberão apoio para qualificar a gestão da produção. 

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Laudemir Müller, já havia anunciado a medida na semana passada, em visita a municípios da serra gaúcha. “A transformação do setor, a melhoria de qualidade, a inovação e a modernização precisam começar na produção”, afirmou.

Segundo o ministro, as propriedades precisam receber acompanhamento técnico de qualidade. “Para que se faça um excelente suco ou um bom vinho, para que o consumidor fique satisfeito com o produto, é necessário movimentar toda a cadeia produtiva, qualificando os investimentos de recurso com assistência técnica”.

O secretário substituto da Agricultura Familiar do MDA, Argileu Martins da Silva, destacou que o auxílio técnico contribuirá para uma melhor organização da cadeia produtiva, facilitando a interação entre agricultores, cooperativas, indústria e demais atores do mercado.

De acordo com o diretor executivo da Federação das Cooperativas Vinícolas do Rio Grande do Sul (Fecovinho), Hélio Luiz Marchioro, os recursos vão suprir a necessidade de assistência técnica dos agricultores familiares da região, permitindo a ampliação dos negócios. 

Do total de produtores de uva da região, 27% estão ligados a alguma cooperativa e produzem 23% do volume de uva.

Prazos

As entidades interessadas devem enviar propostas no prazo de 30 dias a partir da publicação da chamada. Os serviços de ater serão prestados ao longo de três anos.

Parceria federal

O edital faz parte de um conjunto de iniciativas implementadas por meio de uma parceria entre os ministérios do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), do Desenvovimento Agrário (MDA), da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), com o intuito de qualificar a produção de vinho nos estados da região Sul.

Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Agrário

 

 

Ministério lança chamada para assistir agricultores familiares — Portal Brasil.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s