Tratores Antigos: Relíquias do Brasil – Parte XVIII – Silver King

– O Brasil inciou tarde sua mecanização agrícola. Enquanto outros países eram pioneiros na produção de máquinas para a agricultura, o Brasil ainda as importava, sendo o crescimento de nossa agricultura dependente da mecanização estrangeira. Isso fez com que no Brasil possam ser vistos tratores antigos de variadas nacionalidades e marcas. Desde os símbolos americanos como John Deere, Farmall, Case, Ford, até os tratores que marcaram os europeus, como os Lanz Bulldog, Deutz, Hanomag, Ferguson, Fordson, etc.

 

 

– Mas dentre essa tratorzada toda que foi importada décadas atrás, existem alguns modelos muito mais raros, cuja importação não deve ter passado de dezenas de unidades, ou menos.

 

 

– Uma questão importante de se levar em conta é o fato de alguns desses raros exemplares não terem sidos oficialmente importados por algum representante brasileiro, mas sim, terem entrado no país pela fronteira com Argentina ou Uruguai, ou na maioria das vezes, trazidos “na mala” pelos imigrantes que vieram para o Brasil em busca de um futuro melhor.

 

 

 

Relíquias do nosso Brasil – Silver King Tractors

 

 

 

– Mesmo nos Estados Unidos onde são famosos, estes tratores não tiveram uma grande produção. Esta marca começou após uma disputa pela marca de automóveis Plymouth contra a Chrysler. O modelo da foto acima é um Silver King 42 Standard e pertence a um colecionador de São Paulo.

 

 

 

 

– No Brasil se tem conhecimento de apenas três tratores dessa marca, do mesmo ano e modelo. Sendo dois pertencentes a coleções particulares (fotos acima), e um compondo o acervo do museu de tratores da empresa Agromen (foto abaixo).

 

 

– Curiosamente o nome Silver King, ou Rei de Prata, fez com que os tratores fossem originais na cor prata nos Estados Unidos. No Brasil, dois exemplares estão na cor vermelha e um ainda é original, levando a crer que seria esta uma cor para modelos exportação. Resta saber quantos vieram ao país na época.

 

 

– Nesta página podemos conferir a história da marca e os modelos lançados: www.silverkingtractors.com/Articles/History1.htm

 

 

Tratores Antigos: Relíquias do Brasil – Parte XVIII – Silver King.

Anúncios

1 comentário Adicione o seu

  1. Klaus R.C.Ciesielski disse:

    Caros amigos
    quero saber que vocês sabem de um trator Allgaier-Porsche coffee train Nr. 312. Sou da Alemanha, vivo aqui na Paraíba com minha esposa, uma Paraibana. Tenho um amigo na Alemanha. Ele é interessado comprar um trator desse tipo no Brasil. Vocês sabem, que alguem ainda tem esse trator? Por favor, ma ajuda. Por favor, escreva para meu email: ciesielski.brasil@t-online.de

    Abraços Klaus R.C.Ciesielski
    Campina Grande – Paraíba

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s