Pneus: mais complexos do que imagina, estes são um importante componente de segurança e manutenção preventiva – Oficina Brasil

Por ser um item de fácil aquisição por parte do consumidor final, nós reparadores, ficamos muitas vezes de escanteio quando o assunto é pneu.

Porém, devido a essas facilidades, é muito comum acompanharmos vários clientes que chegam as nossas oficinas comentando que bateu em uma guia, ou que o carro está vibrando, ou então que o volante está muito pesado. Com tudo isso, chegamos a conclusão que este também é um trabalho nosso, não apenas de reparo, mas também de orientação.

Para podermos colaborar melhor, devemos saber quais são os componentes do mesmo:

– Talão: feixe de cabos cobertos por borracha que oferecem resistência ao pneu. Caso por algum motivo este amassem na hora de encaixá-los ao aro da roda, não há mais concerto.

– Carcaça: composta por várias camadas diferentes de lonas revestidas por borrachas, onde a trama mais utilizada é a cordonel de poliéster, se desenvolvendo perpendicularmente à banda de rodagem (pneus radiais)

– Cintas: feitas de aço, são usadas para reforçar a área sob a banda de rodagem, deixando o pneu mais resistente contra perfurações e ainda permitem que o pneu a área de contato plana.

– Lona de reforço: são camadas extras de dois ou mais cordonéis de poliéster que ajudam a manter a estrutura firme. Estas são utilizadas em pneus de veículos que trafegam a grandes velocidades.

– Flanco: responsável por dar sustentação ao pneu, protegendo as camadas da carcaça e fazendo a vedação do ar com a roda. Lembrando que esta é a parte mais fina do pneu e, aparecendo bolhas, recomenda-se a troca do mesmo.

– Banda de rodagem: é composta de diversos tipos de borrachas sintéticas que, após serem extrudados e montados no conjunto, recebem os moldes com os padrões de desenho responsáveis por conferir tração ao pneu. 

Sua profundidade pode ser medida através do indicador T.W.I (Tire Wheel Indication). Quando o desgaste atingir este ponto, recomende ao consumidor a troca dos pneus, pois estes deixaram de oferecer a aderência adequada à pista quando solicitado.

 

Pneus: mais complexos do que imagina, estes são um importante componente de segurança e manutenção preventiva.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s