G1 – No RJ, produtor investe na criaçao de escargots – noticias em Agronegocios

G1 - No RJ, produtor investe na criação de escargots - notícias em Agronegócios

Um produtor do Rio de Janeiro investe, há anos, na criação de escargot, um molusco muito apreciado na culinária francesa. Para conseguir sucesso neste ramo, ele teve que adaptar várias técnicas de cultivo.

A propriedade fica nas montanhas, a 850 metros de altitude, onde a água é abundante e o clima fresco e úmido, condições que favorecem a criação de escargot, o caracol, um molusco comestível muito apreciado na culinária francesa.

Ele é servido principalmente com manteiga de ervas. O escargot pode ser congelado cru ou cozido.

Depois de um período de 10 anos na França, Alfredo Chaves, que era psicanalista, resolveu criar escargot na propriedade da família. O criatório existe há 17 anos.

As primeiras tentativas não deram certo, os caracóis não se desenvolveram bem, mas Alfredo persistiu, fez pesquisas e mudanças no processo de produção e hoje é um dos maiores criadores de escargot do estado do Rio de Janeiro, com uma produção de 1,5 tonelada por ano.

A criação é feita em parque aberto e não em cativeiro, como é mais comum. Nesse sistema, os escargots ficam ao ar livre. Não há cobertura, apenas uma tela protege o espaço da invasão de pássaros porque eles se alimentam dos caracóis e prejudicam a criação. Os moluscos circulam e se alimentam à vontade.

O período de engorda dos caracóis pode levar cinco meses. Eles ficam em canteiros e os maiores e de conchas perfeitas são separados e não vão para o abate. Eles são selecionados como matrizes para produzir os ovos de escargot para o ano seguinte.

O padrão de qualidade é mantido com a introdução de matrizes importadas da França e Alfredo faz planos para dobrar a produção.

A dúzia do escargot, já preparado, é vendida aos restaurantes por R$ 25.

G1 – No RJ, produtor investe na criaçao de escargots – noti­cias em Agronegocios.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s