EXPRESSOMT – Confirmadas focos de ferrugem em lavouras comerciais de soja em MT

Registrados os primeiros focos de ferrugem asiática em lavouras comerciais de soja emMato Grosso. Após a confirmação da doença em soja guaxa, foram detectadas duas ocorrências no município de Campos de Júlio, a 692 quilômetros de Cuiabá.

O coordenador da Comissão de Defesa Sanitária Vegetal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Wanderlei Guerra, explica que a detecção da ferrugem indica que as condições do clima são favoráveis para o aparecimento da doença. “Na propriedade onde foi registrada a ocorrência o produtor faz o monitoramento constante. A ocorrência é mesmo rara”, pontua.

Conforme ele, os produtores devem monitorar constantemente as lavouras. “Aproveitem e busquem por posturas e larvas novas de Helicoverpa, em especial nas flores e vagens”, alerta o representante do Mapa. Os casos, que ainda não foram registrados no Consórcio Antiferrugem, representam o terceiro foco confirmado em Mato Grosso. No Brasil, por enquanto, somam ocorrências de ferrugem asiática.

 

EXPRESSOMT – Confirmadas focos de ferrugem em lavouras comerciais de soja em MT.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s