BIOTA – FRUGIVORIA

BIODIVERSIDADE DE INTERAÇÕES ENTRE VERTEBRADOS FRUGÍVOROS E PLANTAS DA MATA ATLÂNTICA DO SUDESTE DO BRASIL

Auxílio FAPESP 98/05090-6

INTERAÇÕES

Frugívoros são animais que se alimentam de frutos sem danificar a semente, sendo, portanto, capazes de deposita-las no ambiente em condições viáveis de germinação. O benefício para a planta é ter sua semente dispersa, aumentando suas chances de sobrevivência pelo escape da predação e competição intra-específica, geralmente intensos sob a copa da planta-mãe. O benefício para o frugívoro e obter energia da parte comestível do fruto, geralmente a polpa ou o arilo que reveste as sementes.

Em florestas tropicais a porcentagem de plantas que são dispersas por animais pode ser tão alta quanto 90%, sendo que os principais agentes dispersores pertencem ao grupo dos vertebrados.


AVES

Diversas famílias de aves possuem espécies que utilizam, em maior ou menor proporção, frutos em sua dieta. Na região da Mata Atlântica os principais grupos de aves frugívoras são os cracídeos (jacus, jacutingas), os ranfastídeos (tucanos, araçaris), os cotingídeos (arapongas, pavó, anambés), os piprídeos (tangarás) e os traupíneos (sanhaços, gaturamos). Os frutos são engolidos inteiros ou aos pedaços e as sementes são eliminadas pelas fezes ou por regurgitação. Algumas dessas espécies podem realizar grandes deslocamentos entre as regiões mais baixas e mais altas da mata atlântica, à procura de seus frutos preferidos. Dentre as espécies de plantas cujos frutos são dispersos por aves destacam-se as embaúbas (Cecropiaceae), figueiras (Moraceae), jaracatirão (Melastomataceae), canelas (Lauraceae), araçás (Mirtaceae) e muitas outras.


MORCEGOS

Esses mamíferos voadores costumam ter populações numerosas nas florestas tropicais. Na América do Sul existem várias espécies frugívoras, todas pertencendo à família Phyllostomidae. Morcegos frugívoros têm preferência por frutos carnosos e suculentos, cuja polpa geralmente é mascada ou sugada e as sementes menores são engolidas, saindo depois com as fezes. Por voarem em áreas mais abertas, como clareiras e bordas de mata, morcegos são importantes nos processos de regeneração da vegetação, disseminando grandes quantidades de sementes nesses ambientes. Suas plantas preferidas são principalmente as embaúbas (Cecropiaceae), figueiras (Moraceae), juás (Solanaceae) e pimenteiras (Piperaceae).


PRIMATAS

A mata Atlântica na região do Parque Estadual Intervales possui três espécies de primatas frugívoros: o macaco-prego, o bugio e o mono-carvoeiro. São animais de porte médio a grande, que incluem proporções variadas de frutos em sua dieta. Geralmente se alimentam das mesmas espécies utilizadas por aves e morcegos, embora sua dentição permita a exploração de uma gama mais variada de frutos, que normalmente são indisponíveis a outros agentes dispersores. Sementes maiores são cuspidas por estes animais, ao passo que as menores são eliminadas com as fezes. Dentre as plantas que utilizam destacam-se também as embaúbas (Cecropiaceae), figueiras (Moraceae) e araçás (Mirtaceae).

OUTROS MAMÍFEROS

Os outros mamíferos frugívoros da Mata Atlântica dividem-se em dois grupos: os que apanham os frutos principalmente no chão (a anta, o veado-mateiro, o cachorro-do-mato) e os que se alimentam tanto no chão como na copa das árvores (gambás, cuícas e outros marsupiais). Sua dentição reforçada permite o aproveitamento de frutos relativamente grandes e de casca mais dura, e não raras vezes podem até destruir as suas sementes. Além das plantas já citadas para outros grupos, destacam-se também as palmeiras (Arecaceae) e os araticuns (Annonaceae).

BIOTA – FRUGIVORIA.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s