Artigo: sistema de isolamento térmico pode ajudar a diminuir a morte das aves – AviSite – O Portal da Avicultura na Internet

São Paulo, SP, 29 de Julho de 2013 – Tanto as coberturas, como as paredes laterais das granjas são pontos que devem ser avaliados com muita atenção na hora de se construir um galpão. Na realidade, há pouco tempo as granjas começaram a se preocupar com a questão de isolamento térmico. Sendo que, era muito mais comum o investimento em equipamentos, que colaborassem na climatização do que em estruturas térmicas mais eficientes.

O grande problema deste entorno é que o clima está cada vez mais instável. Em um mesmo dia é possível se deparar com oscilação de temperatura de até 20 °C. Neste comento, a não ser que exista um isolamento térmico que confira alta resistência térmica, a inversão térmica será brutal.

Quando falamos em resistência térmica, ainda soa muito distante, não só para os fazendeiros, como também para as empresas que fazem a montagem dos galpões. Então cabe aqui uma pequena explicação. Resistência térmica tem haver com a condutibilidade térmica dos materiais e a espessura utilizada. Quanto menor a condutibilidade térmica e maior espessura, maior será a resistência térmica. Materiais metálicos, prata, cobre, alumínio, são caracterizados como fortes condutores térmicos, já poliestirenos, polietileno, madeira, são materiais com baixa condutibilidade térmica e mais adequados para este tipo de aplicação.

Cabe ressaltar aqui, que a possibilidade de redimensionamento dos gastos de energia, a partir da utilização de um bom sistema isotérmico é muito grande, e contribuí para que o isolante se pague em pouco tempo.


*Autor: Luis Americo Csernik – Coordenador Técnico de Isolamento Térmico da Spumapac

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s