Inférteis, mas procriam – DM.com.br

Um procedimento raro no Brasil começa a ser adotado para viabilizar a reprodução de equinos. Mulas estão sendo utilizadas como receptoras de embriões de equinos manga-larga paulista. Híbrido resultante do cruzamento entre égua e jumento, a mula é considerada infértil.

“Os casos de fertilidade desse animal são raríssimos, pois é uma fêmea que não consegue gerar um embrião devido à incompatibilidade do número de cromossomos entre as espécies genitoras, porém ao receber um embrião já gerado, servindo-se de receptora, ela consegue levar a diante a gestação, pois tem aparelho reprodutivo completo, onde possui  um ciclo estral normal”, explica o médico veterinário Eduardo Pontes, que adotou a técnica na Chácara Naviraí, criatório de raças zebuínas, de cavalos manga-larga paulista e de jumentos pêga, localizada em Uberaba (MG).

O procedimento tem como vantagem o melhor aproveitamento das tropas, pois as mulas que não servem para trabalho podem ser utilizadas como receptoras ao invés de serem descartadas. A Naviraí produz suas próprias mulas, cruzando éguas manga-larga Paulista com jumentos pêga.

Como não dispunha de éguas para usar como barriga de aluguel, optou pelas mulas. No final do ano passado, duas delas foram utilizadas como receptoras, recebendo embrião de manga-larga paulista, sendo que uma conseguiu levar a gestação à frente. De acordo com Eduardo Pontes, o índice de prenhez registrado foi similar ao verificado em éguas. O primeiro embrião de equino gerado por uma mula na Naviraí deve nascer em novembro deste ano.

Segundo Eduardo Pontes, as mulas têm uma habilidade materna semelhante à das éguas, alimentando e cuidando bem de suas crias, porém essa característica pode variar de fêmea para fêmea.

 

Inférteis, mas procriam – DM.com.br.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s