GLOBO RURAL – NOTÍCIAS – Consultório agrícola: laranja seca

GLOBO RURAL - NOTÍCIAS - Consultório agrícola: laranja seca

Outro dia comprei laranjas com boa aparência, mas dentro os gomos estavam secos. Gostaria de saber o motivo que leva o fruto a essa condição, se pode ser consumido e como melhor escolher no varejo as laranjas de qualidade?
Elaine, por email
Juiz de Fora, MG

Quando apresentam as vesículas de suco secas e com baixos teores de suco, açúcares e ácidos, os frutos de citros foram submetidos a um processo fisiológico chamado de granulação. A ocorrência desse fenômeno está ligada às altas temperaturas e condições climáticas desfavoráveis ao desenvolvimento de citros, como a laranja. Dificilmente é possível avaliar as condições internas dos frutos sem abri-los. Contudo, quando não há opções, deve-se avaliá-los somente pelo peso – os mais leves podem estar granulados. Esses frutos podem ser consumidos, embora estejam insípidos e com pouco suco, o que não agrada a paladar algum.

Consultor: José Dagoberto De Negri, engenheiro agrônomo e pesquisador do Instituto Agronômico (IAC), de Campinas, da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Rod. Anhanguera, km 158, Caixa Postal 04, CEP 13490-970, Cordeirópolis, SP, tel. (19) 3546-1399, faleconosco@centrodecitricultura.br

 

 

GLOBO RURAL – NOTÍCIAS – Consultório agrícola: laranja seca.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s