Segurança na Operação de Colhedora de Cana | Prevenção Online

As primeiras máquinas destinadas a colher o fruto da terra eram chamadas de ceifeiras mecânicas, e foram primeiro desenvolvidas para a colheita de milho e trigo, mas hoje há varias modelos de colhedoras para diversos tipos de produções agrícolas, com intuito de facilitar e agilizar a produção.

Abaixo cito algumas dicas de segurança para os Operadores de colhedoras de Cana:

► Nunca tente limpar obstruções em áreas cortantes a não ser que o motor esteja desligado e com a chave de partida removida.
►Cuidado ao fazer a troca das facas de corte de base e picador.
►Mantenha mãos, pés e roupas longe das partes móveis das máquina, nunca limpe, lubrifique ou faça ajustes com a máquina em movimento.
►Sempre que for executar o serviço de troca de facão ou faquinha, usar luvas e mangotes ou proteção nas faquinhas.
►Nunca funcione o equipamento dentro de ambientes fechados e sem ventilação, os gases liberados pelo motor do trator são nocivos à saúde.
►Nunca abandone o trator com a Colhedora em funcionamento, baixe a Colhedora ao solo, pare o motor, desligue a tomada de força, acione o freio de estacionamento e retire a chave do contato antes de abandoná-lo.
►Evite manobras bruscas, especialmente em locais acidentados.
►Não está autorizado o transporte de pessoas sobre a máquina durante a operação ou transporte da mesma.
►Observe os arredores da máquina antes de colocá-la em funcionamento.
►Mantenha crianças, animais e espectadores à uma distância segura. Verifique se não há ferramentas ou outros objetos sobre a mesma.
►Não use roupas largas ou soltas em volta da máquina e mantenha mãos, pés e roupas afastadas das peças móveis.
►Componentes móveis, tais como facas, polias, rolos, correias, etc, devido à inercia, continuam em movimento por mais algum tempo depois que o acionamento é desligado, antes de tocar em qualquer componente móvel, desligue a fonte de acionamento, olhe e ouça se não há evidências de rotação. Somente toque nestes componentes ao ter certeza de que estão totalmente parados.
►Antes de regular, lubrificar ou fazer manutenção na máquina, é necessário desligar a tomada de força e o motor do trator e retirar a chave do contato.
►Mantenha todas as proteções em seus devidos lugares.
►Verificação periódica dos extintores, validade e pressurização do manômetro.
►Ao afiar as facas do rotor, avance o rebôlo (pedra) com cuidado. Utilize sempre óculos de proteção contra as fagulhas que se desprendem durante a afiação.

►Mantenha as mãos, os pés e demais partes expostas do corpo, longe dos rolos alimentadores, discos de corte, faquinhas e eixo cardan. Nunca aproxime as mãos ou pés destes componentes, veja imagem 01.
►Somente acione a Colhedora após certificar-se de que as proteções de segurança estejam colocadas em seus devidos lugares.
►Nunca trabalhe debaixo de um equipamento levantado por dispositivo hidráulico sem utilizar um suporte seguro.
►Sempre que desacoplar a Colhedora do trator, coloque antes o pé de apoio, certifique- se de que o freio de estacionamento esteja acionado e as rodas do trator devidamente calçadas.
►Os adesivos colocados na Colhedora, dão indicações importantes para uma operação segura. Observe-os e mantenha-os em seus devidos lugares.
►O dispositivo de segurança da Colhedora protege contra sobrecargas ou entrada de corpos estranhos na máquina. Para sua segurança, mantenha o dispositivo em perfeitas condições de uso.
►O uso de peças ou acessórios que não sejam originais de fábrica, pode provocar acidentes pessoais, causar danos ao produto e prejudicar seu funcionamento.
►Observe e respeite as normas de segurança. A falta de atenção durante a operação poderá causar acidentes graves.

Fonte: Segurança na Operação de Colhedora de Cana | Prevenção Online

Fonte: Segurança na Operação de Colhedora de Cana | Prevenção Online

 

 

Segurança na Operação de Colhedora de Cana | Prevenção Online.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s