Transporte manual de cargas com Segurança | Prevenção Online

 

 

 

 

 

 

A NR17 utiliza os conceitos ergonômicos para determinar os parâmetros do transporte manual de cargas, você sabe qual o peso máximo permitido para um único trabalhador?

 

 

   O transporte manual de cargas é uma das formas de trabalho mais antigas e comum, sendo responsável por um grande número de lesões e acidentes do trabalho.
   Estas lesões, em sua grande maioria, afetam a coluna vertebral, mas também podem causar outros males como, por exemplo, a hérnia escrotal.
 
   Podemos dizer que a ergonomia é um conjunto de técnicas que promove a adaptação confortável e produtiva do trabalhador, dentro do ambiente laboral. As condições de trabalho, assim como as funções estabelecidas aos trabalhadores devem compreender um modo de atuação, que proporcionem o máximo de segurança, sem comprometer a saúde do individuo.
 
   A trabalhadores que desenvolvem trabalho fisicamente pesado, especialmente com manuseio, levantamento e carregamento de cargas dentro e fora da empresa .

Capacidade Individual de Carga

► Menores de 16 anos = PROIBIDO
► De 16 a 18 anos: 16 kg para homens e 8 kg para mulheres;
► Acima de 18 anos: 40 kg para homens e 20 kg para mulheres.


Orientação para transporte manual de cargas:


A prevenção das dores da coluna ao levantar e fazer o transporte de cargas tem dez regras básicas:

► Manter a cabeça e costas em linha reta;
► O cuidado mais importante sob o ponto de vista de técnica de manuseio, aproximar o corpo da carga ou aproximar a carga do corpo.
► Somente utilize a técnica agachada se a carga couber entre os seus joelhos .Ter que passa-la na frente dos joelhos é crítico e gera sérios riscos para sua coluna vertebral, tanto para os músculos quanto para os discos intervertebrais .
► Considere que o limite de 25 kg ou 18 kg é para atividades ocasionais, cargas próximas do corpo, a serem pegas sem torção do tronco e tendo boa qualidade de pega. Caso seja mais frequente ou caso as cargas a serem pegas estejam longe do corpo ou de um lado só, os limites podem ser bem menores.
► Não faça esforço de levantar cargas estando o tronco torcido e fletido. Isso pode acarretar sérias consequências para sua coluna , inclusive com risco de hérnia de disco.
► Ao pegar uma carga, enrijeça os músculos, de forma que eles, de antemão, estejam preparados para o valor da carga que será levantado.
► Controle as condições do piso. Muito cuidado com escadas, com locais acidentados e, ao transportar cargas muito volumosas, que comprometem sua visibilidade.
► Nunca carregue mais que 40 kg .
► Ao carregar uma carga, nunca coloque–a sobre a cabeça, cargas compactas (tipo bateria de carro) podem ser melhor carregadas junto ao ombro, porém sem apoiar sobre o mesmo. 
 
   A mecanização das atividades pode ser feita com o emprego de: polias, transportadores de correia, talhas empilhadeiras, carrinhos de transporte, elevadores, guindastes, pontes-rolantes, etc, são os métodos facilitadores para ajudar as atividades rotineiras dos trabalhadores.

 

Transporte manual de cargas com Segurança | Prevenção Online.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s