Notícias sobre agricultura e pecuária no Brasil e no mundo – GLOBO RURAL – NOTÍCIAS – Consecitrus pode ser criado ainda este mês

Notícias sobre agricultura e pecuária no Brasil e no mundo – GLOBO RURAL – NOTÍCIAS – Consecitrus pode ser criado ainda este mês

Conselho deve intermediar questões entre citricultores e indústrias de suco de laranja de São Paulo

por Globo Rural Online
Ernesto de Souza

A apresentação do texto final do estatuto de criação doConsecitrus, conselho que contará com a participação de representantes dos citricultores e indústrias de suco de laranja de São Paulo, ficou marcada para 25 de outubro, na sede da Secretaria da Agricultura. A informação parte do jornal Valor Econômico.

Nesta quarta-feira (06/10), João Sampaio, secretário de Agricultura, reuniu representantes da Sociedade Rural Brasileira (SRB), da Federação da Agricultura do Estado de São Paulo (Faesp), da Associação Brasileira de Citricultores (Associtrus) e da Associação Nacional dos Fabricantes de Sucos Cítricos (CitrusBR) para discutir o tema.

Atualmente, o Brasil responde por cerca de 80% das exportações mundiais da commodity e a fatia paulista, no total nacional, é também de 80%.

Segundo o Valor Econômico, um dos fatores que ainda impedem a efetiva criação do Consecitrus é a definição dos papéis dos órgãos no conselho. Não se sabe se as entidades que falam em nome dos produtores paulistas de laranja participarão individualmente ou serão representadas por uma unidade, chamada informalmente de Unicitrus.

Ainda que o Consecitrus tenha sido pensado para mediar negociações de preços de fornecimento da laranja para aprodução de suco, cuja demanda internacional sofreu forte retração na última década, haverá outros pontos relevantes na pauta de discussões, como sanidade.

A denominação do novo órgão é inspirada no Consecana, que arbitra as relações entre canavieiros e usinas sucroalcooleiras.

Leia Mais

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s