Apinco refuta números sobre a produção de pintos de corte | Clipping | AviSite – O Portal da Avicultura na Internet *

Campinas, SP, 31 de Agosto de 2010 – A APINCO – Associação Brasileira dos Produtores de Pintos de Corte vem a público para contestar notícia divulgada pelo programa Globo Rural no ultimo domingo (29) e reproduzida no site daquele programa, na qual se afirma que, de acordo com esta Associação, “os criadores brasileiros alojaram em julho quinhentos e vinte milhões de aves”.(Vide: Avicultores de SP encaram a alta do frango com cautela).
Cumprindo acordo firmado com o próprio setor produtivo, desde o final de 2009 a APINCO só divulga os dados relativos a pintos de corte no mínimo sessenta dias após a efetiva produção, ou seja, a partir do momento em que todo o volume de um determinado mês já se transformou em carne de frango e foi, na maior parte, comercializado – o que minimiza a possibilidade de manipulações de mercado a partir dos números divulgados.
Além disso, a APINCO não tem condições, por ora, de afirmar qual foi o número efetivo de pintos produzidos em julho, pois o levantamento do mês – abrangendo mais de uma centena e meia de estabelecimentos produtores espalhados por todo o Brasil – ainda não foi concluído.
Acrescente-se, por fim, que os dados finais do primeiro semestre (ainda não divulgados) revelam, para todo o período, extrema estabilidade de produção comparativamente ao que foi produzido nos primeiros meses do ano.
De certa forma anômalo (normalmente, o volume produzido cresce mensalmente até atingir o pico, por volta de outubro), esse comportamento sugere que a capacidade de produção do setor se encontra estabilizada em torno dos últimos números divulgados (efeito da crise de 2009, que restringiu o alojamento de reprodutoras de corte). Portanto, é improvável que em julho tenha sido atingido o volume anunciado.
Esclarecimento a respeito foi apresentado diretamente à Globo, para que não pairem dúvidas quanto à atuação da APINCO.
(Apinco) (Assessoria de Imprensa)
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s