Soja preta: um aliado contra o ganho de peso

Alimento pode ser consumido em forma de grãos e farinha
Foto:  Mundo Verde, Divulgação

Açaí, cranberry, amora, cereja, cascas da uva roxa e de jabuticaba também contém a antocianina


O consumo da soja preta traz diversos benefícios à saúde. Uma pesquisa publicada no Journal of the Science of Food and Agriculture e realizada pela Universidade Hanyang, de Seul (Coréia do Sul) trouxe mais novidades para os adeptos da soja preta. Em sua casca ela possui uma substância chamada antocianina, um fitoquímico de ação antioxidante, responsável pela coloração da soja preta e que pode ajudar a controlar o peso, os índices de gordura e o nível de colesterol, além de ajudar a prevenir diabetes.

Segundo a nutricionista da Mundo Verde Bruna Murta, o consumo de alimentos fontes de antocianina é importante para a prevenção contra o câncer e o envelhecimento precoce, além de proteger contra doenças cardiovasculares. Além da soja preta, encontramos a substância no açaí, cranberry, amora, cereja, nas cascas da uva roxa e da jabuticaba.

— A soja preta é um excelente aliado à saúde. Pode ser utilizada em forma de grãos e farinha. Os grãos podem ser consumidos cozidos, como feijão, em sopas ou saladas. Já a farinha, pode ser acrescentada à sucos, iogurtes, vitaminas, pães e bolos — explica Bruna.

Os nutrientes presentes na soja preta podem afetar o metabolismo de gordura no fígado e tecidos gordurosos, reduzindo a síntese de novos ácidos graxos e colesterol conferindo a ela uma ação antiobesidade.

A antocianina presente na casca da soja preta neutraliza a ação dos radicais livres, atuando na prevenção de câncer, principalmente de mama e do envelhecimento precoce.

Fonte de fibras solúveis previne contra diabetes e auxilia na redução do colesterol total, LDL colesterol e triglicérides. Além disso, ela é rica em cálcio, mineral importante para a saúde dos ossos e dentes.

Como consumir a soja preta: 

A farinha pode ser acrescentada à sucos, iogurtes, vitaminas, pães e bolos.

Em grãos, pode ser utilizada para o consumo cozida como feijão, em sopas ou saladas.

Abaixo duas sugestões de receitas de Bruna que levam o produto:

Suco de uva integral com açaí e farinha de soja preta 
Ingredientes:

— 200 ml de suco de uva integral orgânico

— 100 g de polpa de açaí congelada

— 1/2 colher (sopa) de farinha de soja preta

— Extrato de agave à gosto

Modo de Preparo:

Misturar todos os ingredientes no liquidificador. Adoçar com extrato de agave a gosto e servir com cubos de gelo.

Salada com grãos de soja preta 
Ingredientes:

— 2 xícaras de soja preta em grãos

— 3 tomates orgânicos

— 1 pimentão verde orgânico

— 1 pimentão amarelo orgânico

— 1 cenoura média ralada orgânica

— 2 cebolas médias orgânicas

— Cheiro verde, orgânico, à gosto

— Azeite de oliva extravirgem orgânico e vinagre de maçã para temperar

Gersal à gosto

Modo de preparo:

Deixar a soja de molho em água fria por cerca de 4 horas. Escorrer. Cozinhar em panela de pressão por 1 hora. Escorrer e deixar esfriar. Picar e misturar todos os ingredientes. Temperar com azeite de oliva extravirgem orgânico, vinagre e gersal.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s