Leite brasileiro vai dar muito o que falar na Itália

A cozinha italiana é considerada uma das melhores do mundo e os italianos não são modestos quanto ao título. De acordo com Daielle Sousa, correspondente do SRZD na Itália, eles não se cansam de falar o quanto comem bem, apesar de ser muito comum encontrar um italiano pela rua com um pedaço de pizza substituindo o almoço. A variedade no supermercado e os carrinhos que vão e vem cheios do produto confirmam a preferência italiana. Um dos favoritos é a muçarela de búfala.

O Brasil está entrando neste mercado, oferecendo matéria prima para fabricação da adorada muçarela. Uma fazenda no interior de São Paulo vai fornecer 170 toneladas de leite congelado de búfala por mês para Itália. O que começa a provocar um mal-estar entre os italianos, que não confiam na muçarela fabricada com leite produzido no Brasil. Além da preocupação com um futuro possível desemprego, atualmente 20 mil pessoas trabalham com a produção do queijo.

De cada dois italianos um consome a muçarela de búfala. A produção anual da Itália é de 33 mil toneladas, com um faturamento de 300 milhões de euros, 84% do produto é consumido no país, somente 16% é exportado.

A importação do leite congelado de búfala brasileiro para fabricação da muçarela foi aceita por que a produção interna não consegue dar conta da demanda, mas os fabricantes serão obrigados a escrever no rótulo a origem do leite. Agora é aguardar para ver se os consumidores italianos vão mesmo torcer o nariz para muçarela com matéria prima brasileira ou vão experimentar a novidade.

O leite de búfala é mais rico em nutrientes do que o leite da vaca. No interior de São Paulo pequenos produtores estão trocando o investimento em gados pelo investimento em búfalos.
http://www.sidneyrezende.com/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s