Pintainhas de postura: evolução em uma década

O gráfico abaixo sintetiza a evolução do alojamento mensal de pintainhas de postura (linhagens produtoras de ovos brancos e de ovos vermelhos) nos 120 meses (uma década) encerrados em junho de 2010.
De princípio, três fatos principais chamam a atenção no gráfico: primeiro, a duradoura estabilidade de alojamento observada entre o final de 2006 e os meses finais de 2009 (ao redor de cinco milhões de cabeças mensalmente); segundo, o rompimento dessa estabilidade em janeiro de 2010 e, a partir daí, um crescimento contínuo no volume alojado; terceiro, o registro de um alojamento inédito em junho de 2010, com a ultrapassagem, pela primeira vez em um único mês, dos sete milhões de pintainhas de postura. 

Comparados com os resultados registrados no mesmo período de 2009, os números mais recentes surpreendem. No semestre, por exemplo, alojaram-se 37,5 milhões de pintainhas de postura, um quarto a mais (ou 7,6 milhões de cabeças) que em idêntico semestre do ano passado. Como, porém, os números de um ano atrás podem ter sido mascarados, essa comparação provavelmente não corresponde à realidade.

Tome-se, porém, um período mais amplo. Por exemplo, o que foi alojado no mesmo semestre de 2000. Aí, constata-se que o alojamento de pintainhas de postura apresentou incremento, em uma década, de exatos 40%. E isso corresponde a uma evolução média próxima (mas ainda inferior) de 3,5% ao ano. 

(AviSite)
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s