Software auxilia na formulação de rações e oferece ganhos produtivos à pecuária nacional

Implementação de tecnologia será tema do Curso RLM 2010 a ser realizado em Goiânia nos dias 05 e 06 de agosto.

Dos custos de produção para manter gado confinado, 85% desse valor está relacionado a gastos com alimentação. Para inverter esta proporção, possibilitando maior lucro a partir do aumento da rentabilidade do rebanho, a Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ/USP) desenvolveu um software para auxiliar na formulação e estimar o desempenho e as exigências nutricionais do plantel. Ferramenta introduzida há algum tempo na pecuária, a tecnologia desenvolvida pela instituição difere-se, pois é uma ferramenta desenvolvida especificamente para a bovinocultura de corte de clima tropical do Brasil Central e é capaz inclusive de estimar a quantidade de gases de efeito estufa (GEE) emitidas pelo plantel.
Para divulgar as contribuições que o software RLM 3.2 (Programa de Formulação de Rações de Lucro Máximo) pode garantir aos seus usuários, a Phibro, empresa líder mundial na produção e comercialização de aditivos, promove em parceria com a ESALQ/USP curso de atualização desta ferramenta, nos dias 05 e 06 de agosto, no Hotel OITIS, em Goiânia (GO). O evento tem como objetivo capacitar profissionais de fábricas de rações, consultores e estudantes de nutrição animal a formular dietas de gado de corte a partir desta plataforma.
“Uma das principais finalidades do programa é a possibilidade de oferecer às empresas de nutrição animal condições de disponibilizar aos seus clientes maior quantidade de ganhos com a dieta do plantel”, explica o Gerente de Produtos Bovinos da Phibro, Paulo Rogério Moraes. Capaz de identificar o valor relativo de diferentes ingredientes, o software é um instrumento fundamental para negociação dos alimentos, inclusive com a adição de aditivos capazes de melhorar os ganhos, sendo este maior rendimento compensado pelos investimentos com a suplementação.
As contribuições do programa RLM são tamanhas que foi um dos oito ganhadores da quinta edição dos Prêmios Santander de Empreendedorismo e de Ciência e Inovação, em um total de 2.116 projetos inscritos.
Mais informações sobre as contribuições desta tecnologia poderão ser adquiridas durante o Curso RLM 2010, inclusive por meio de palestras que abordarão aspectos gerais de nutrição de bovinos, em especial daqueles criados em regime de confinamento. Entre os palestrantes estão especialistas como Dante Pazzanese Lanna, professor da ESALQ e um dos idealizadores do projeto, Mariana Caetano, mestre em Ciência Animal e Pastagens pela ESALQ, Rodrigo de Almeida, professor do departamento de Zootecnia da UFPR e Nelson Henrique Correa Nepomuceno, analista de sistemas especializado em programas voltados à pecuária.
.[ RLM 3.2 (Programa de Formulação de Rações de Lucro Máximo), dias 05 e 06 de agosto de 2010, das 08h30h às 18h, no Hotel Oitis – Rua Terezina, 260 – Setor Alto da Glória, Goiânia (GO) ].
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s