Consumo de frango da Índia deve dobrar em cinco anos


Campinas, 15 de Junho de 2010 – Embora produza volume que a coloca entre os três maiores produtores mundiais de ovos e tenha exportações já significativas, a India continua a apresentar um consumo interno bastante incipiente frente ao de outros países: 43 ovos per capita anuais, segundo órgãos do governo. Porém, mais incipiente ainda é consumo de carne de frango, estimado atualmente em 1,6 kg per capita.
Isso, porém, não significa que o setor permaneça estagnado. Pelo contrário. Considerando que a produção local de grãos tem crescido a uma média anual de 1,5% a 2%, a expansão da avicultura vem sendo bem mais veloz, pois tem se expandido à razão de 8% a 10% ao ano. Com isso, a produção de carne de frango que, em 1981, não passava das 120 mil toneladas, chegou no ano passado aos 2,6 milhões de toneladas, fazendo com que o consumo per capita, então de apenas 146 gramas, aumentasse mais de 10 vezes.
Obviamente, continua sendo pouco. Mas a modernização da Índia e a rápida mudança nos hábitos de consumo, aliadas a fatores como o grande aumento na produção de grãos e a instalação de redes de fast-food e restaurantes ocidentais no país, faz prever aumento de consumo de pelo menos 100% até 2015.
Mas também pode ser mais. E se a produção interna não conseguir acompanhar o aumento de demanda, a Índia terá que recorrer às importações. Pode ser a porta que o Brasil espera se abrir. (AviSite)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s